À Descoberta de Portugal – Hostel Rossio Alcobaça

Cada vez mais existe uma maior oferta hoteleira, mas depois existem locais que encontramos e nos encontram!

Em 2015, abriu em Alcobaça o Hostel Rossio Alcobaça, mais que um hostel, mais que um albergue, o hostel que promete ser a sua casa. Nada mais marca as suas férias do que o sitio onde fica hospedado…

Aqui encontrará tranquilidade, paz, comodidade e sorrisos…e como sei isto?

Pois bem, tive o prazer de conversar com a proprietária deste projecto, Clara Libório.

Para além de receptiva, foi bastante direta daquilo que pretende do seu projeto e falou-nos um pouco sobre si, do Hostel Rossio Alcobaça e da sua cidade.

Tanto para descobrir no nosso Portugal!

Descubram Alcobaça e o Hostel Rossio Alcobaça.

Espero que gostem tanto da entrevista como eu gostei.

foto_trip.jpg

  •  Quando e porquê, surge a ideia de abrir um hostel?

A ideia surgiu há cerca de 4 anos, quando estudava Gestão Cultural e cruzei os caminhos da Arquitectura com os caminhos do Turismo Cultural. A crise na construção civil veio acentuar a crise na arquitectura (minha formação) e fez-me pensar em alternativas. Na zona onde resido, o Turismo começou a parecer-me um caminho muito viável e aliciante. Comecei a repensar a cidade onde vivo e naquilo que poderia trazer uma mais-valia turística… A ideia do Hostel começou a fazer sentido depois de perceber que, apesar de existirem vários tipos de alojamento em Alcobaça, fazia falta um alojamento bem localizado, acessível, económico e com uma vivência quase familiar. Uma oferta com qualidade a preços económicos.

  • Quais os principais obstáculos que encontrou?

Em todo o processo, considero que não tive grandes obstáculos, mas sim fases de alguma complexidade. A maior está relacionada com a obra que fizemos no edifício, implicou um ano de obras profundas, o que, em termos de investimento, é complicado e dispendioso. Mas penso que o resultado final valeu a pena e valorizámos uma pré-existência no centro da cidade.

  •  Porquê a escolha de Alcobaça e deste edifício do sec.XX?

A escolha de Alcobaça tem relevância a duas escalas. A uma escala mais abrangente, Alcobaça situa-se no centro do Centro Litoral do País, do Oeste. Estamos localizados entre Leiria, Óbidos, Nazaré, Caldas da Rainha, S. Martinho do Porto, Serra de Aire e Candeeiros, Oceano Atlântico, Rio Maior, Batalha… E temos tudo aqui perto: praias, serra, boa gastronomia, excelente agricultura, maravilhoso artesanato, imponente arquitectura. Estamos muito privilegiados em termos de localização a 100 Km de Lisboa e de Coimbra. Se desenharmos uma circunferência com 50Km de raio, com centro em Alcobaça, encontramos serra, grutas, praia, mar, golf, salinas, monumentos, património, parques naturais, etc.

Já a uma escala menor, estamos no centro da cidade de Alcobaça, em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a 1 minuto do comércio tradicional, bancos, minimercado, farmácia, correios. É uma das zonas mais agradáveis para passeio na cidade, repleto de esplanadas, estabelecimentos comerciais e espaços de diversão nocturna. A escolha deste edifício relaciona-se em primeiro lugar com a sua localização geográfica. O Hostel Rossio Alcobaça está localizado na Praça 25 de Abril, popularmente designada por Rossio. Este espaço, adjacente à Abadia Cistercience, foi o local mais importante para o desenvolvimento urbano da cidade, uma vez que, demarcou o início da urbe. Sempre foi o local escolhido para se desenvolverem as mais significativas actividades da cidade e ainda hoje o é. Actualmente, depois de um recente projecto de planeamento urbano e respectiva obra de requalificação, é um dos espaços mais frequentados pelos turistas da cidade de Alcobaça.

  •  Hostel aberto desde 2015, como classifica este 1ºano?

Em termos de experiência pessoal está a ser muito gratificante, sobretudo pelo contacto e convívio que esta actividade tem trazido.

Em termos de projecto, é cedo para me pronunciar. O projecto tem sete meses, ainda é prematuro tirar conclusões. Estamos inseridos numa zona em que o turismo é sazonal, ou seja, abundante no Verão e mais escasso no Inverno. Só ao fim de um ano de porta aberta estarei em condições de poder perceber com mais rigor a cadência dos turistas.

  •  Quantos quartos têm disponíveis?

Temos disponíveis 13 unidades de alojamento distintas. Estas incluem suites duplas com wc privada, quartos duplos com WC partilhada, suites familiares (para 4 pessoas) e quartos dormitórios (para 5 pessoas). O restante edifício é constituído por uma cozinha, uma sala de televisão e um terraço com vista para o Mosteiro e para o Castelo. Estas áreas são comuns e estão equipadas para que todos os hóspedes possam cozinhar e disfrutar do local.

  •  Como é composto o seu staff?

No Hostel somos só duas, mas muito trabalhadoras!! 

  •  Alguma situação mais caricata ao longo deste ano que queira partilhar?

Aquilo que gosto de destacar nestes primeiros meses de trabalho é a experiência daqueles hóspedes que ficam mais tempo e acabam por fazer um dia-a-dia perto de nós e fazerem com que se crie uma familiaridade muito curiosa. Acabamos por tomar cafezinho de manhã todos juntos, ou os nossos filhos brincarem juntos aqui à porta no verão, enfim, uma convivência muito simpática.

  •  Para quem possa estar a ler esta entrevista e a sua experiência e esteja a planear abrir um hostel, que conselhos pode deixar?

Acho que o mais importante é tentar fazer as coisas com mais qualidade possível. O público é muito exigente e, da minha parca experiência, gosta da qualidade, do bom gosto, da limpeza e dos requintes. Um bom estabelecimento deve ser estruturado acima daquilo que é estipulado na legislação, quer em termos de requisitos, quer em termos de capacidade. Deve ser planeado de forma mais abrangente e competente.

  •  Como a sua vida mudou desde abertura do Hostel Rossio Alcobaça?

Mudou bastante, mas estou a gostar da experiência.

Em termos de trabalho e apesar de eu continuar ligada à arquitectura, esta actividade traz-me mais contacto com o público. Foi o deixar o trabalho trancada no atelier e abrir portas para o público, o que é muito simpático para mim.

  •  Que faixa etária e nacionalidade mais recebe na sua casa?

Tenho recebido pessoas de todas as idades, um pouco contra as expectativas de grupos muito jovens de estudantes. O grupo etário mais relevante talvez seja entre os 30 e os 40 anos, o denominado “turista cultural”. Também tenho tido hóspedes que vêm em trabalho e ficam estadias mais prolongadas. Em termos de nacionalidades, tenho tido uma ocupação muito vasta. Claro que temos sido visitados por muitos espanhóis e franceses, mas fui surpreendida com turistas de vários países da américa Latina, do oriente, da Russia. Relativamente ao turista português, destaco também as famílias, pois penso que temos acomodações muito simpáticas para famílias e quem vem cá, normalmente volta.

  •  Situado no centro de Alcobaça que sugestões pode dar aos turistas de o que fazer na cidade? Deixe-nos com vontade de conhecer Alcobaça.

Em primeiro lugar não pode deixar de visitar o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, uma construção com 8 séculos de história, de uma arquitectura notável. Até este ano o Mosteiro estava animado com um tenor e um contra-tenor que cantavam no seu espaço interior. Neste momento, os dois artistas cantam no centro da cidade, numa zona preprada para o efeito. Proporcionam momentos musicais de levar às lágrimas. O Hostel Rossio Alcobaça está situado em pleno centro da cidade, junto do comércio tradicional, das esplanadas e dos locais de diversão nocturna. É também à nossa porta que decorre a Feira de Antiguidades e Velharias, evento que, mensalmente, tem trazido mais gente a Alcobaça. Durante o Festival Cistermúsica, durante a Semana da Marioneta e durante o Books and Movies este espaço é animado constantemente com espectáculos, conversas, tertúlis, etc.

A uma escala maior posso referir que a zona de Alcobaça tem um pouco de tudo:

– Natureza (Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros com destaque para o Arco da Memória, Pia do Urso, Grutas de Alvados e Santo António), o Paul de Tornada, as Salinas de Rio Maior.

– Praias com destaque para o percurso na Estrada Atlântica passando por: Praia de S. Pedro de Moel, Praia de Paredes da Vitória, Praia do Norte, Praia da Nazaré, Praia de S. Martinho do Porto, Dunas de Salir do Porto, Praia e Lagoa da Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos, Praia do Baleal e Peniche (incluindo Fortaleza de Peniche) terminando no Cabo Carvoeiro.

– Arquitectura com destaque para os 3 grandes monumentos inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO (REDE DOS MOSTEIROS PORTUGUESES PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE) – o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o Mosteiro da Nossa Senhora da Vitória na Batalha e o Convento de Cristo em Tomar; os castelos (Castelo de Óbidos, Castelo de Leiria, Castelo de Pombal e Castelo de Porto de Mós.), e as igrejas comdestaque para a Igreja da Conceição em Alcobaça, Igreja Paroquial de S.Vicente de Aljubarrota (incluindo o Núcleo de Arte Sacra da Paroquia de Aljubarrota), Santuário de Nossa Senhora da Nazaré no Sítio da Nazaré, Igreja de S. Pedro em Óbidos.

E, claro, boa gastronomia e doçaria. É mesmo uma zona óptima para passar 3 dias!

Depois de um dia a conhecer a cidade que serviços o Hostel Rossio Alcobaça nos oferece?

O Hostel Rossio Alcobaça oferece um alojamento tranquilo, sossegado, com qualidade, privacidade e charme. A nossa decoração é muito simples, mas cómoda e agradável. Existe um fantástico terraço, com vista para o Mosteiro e para o Castelo, onde se passa um excelente fim de tarde e onde se podem apanhar uns banhos de sol.

  •  Por fim, na sua opinião, o que distingue o Hostel Rossio Alcobaça dos outros hostels?

Para além da localização privilegiada que eu já referi, pretendemos distinguir-nos pela comodidade e qualidade dos serviços que oferecemos: os nossos espaços são bonitos, bem decorados, modernos e cómodos. As vistas dos quartos são para o Mosteiro e/ ou para o Castelo de Alcobaça. Temos quartos com aquecimento, televisão e, muito importante, limpeza e troca de roupa diária. Creio sermos o alojamento ideal para famílias, com quartos para e pessoas, garantido privacidade entre os pais e filhos e com instalações sanitárias privadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Eu já prometi a minha visita e vocês?

http://www.hostelrossioalcobaca.pt/

 

rodape simply life

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s