Crónicas De Um Engenheiro – Ano Novo, Oportunidades Novas

Ano novo, vida nova. após um interregno que durou mais do que devia, as Crónicas de um Engenheiro estão de volta. O registo mantêm-se, com artigos de uma opinião muito própria sobre os mais diversos assuntos, tentando sempre manter uma toada actual e argumentativa no discurso.

Ora, esta semana, e para celebrar o regresso da rubrica, vou escrever sobre a minha vida profissional e as mudanças que nela sofri. Bem, não sei até que ponto é que posso dizer que sofri mudanças na vida profissional, pois dantes eu não tinha nenhuma. Um série de redondos “não” por parte de empresas da minha área deixaram-se descrente sobre o mundo laboral e as oportunidades que nele eu poderia ter.
Contudo, no passado mês de Dezembro comecei a trabalhar numa loja de shopping mais ou menos ligada à minha área. É um negócio pequeno, em que se faz um pouco de tudo (o que aguça o engenho) e que debate-se com os mesmos problemas de todas as PME’s deste país.
O balanço que tenho a fazer de, praticamente, um mês de trabalho na loja é positivo. Claro que existiram coisas boas e coisas más, mas um balanço é isso mesmo: pesar ambos os aspectos e analisar quais os que mais sobressairam. Manter a mente ocupada, aprender e ser desafiado foram, até agora, os focos de maior contentamento da minha parte, enquanto que a típica relação empregado-patrão ficou-se pelo sentimento agridoce. Por um lado apreciei a confiança e a relação interpessoal que se demonstraram mais valias para mim. na outra face da moeda destaco a eterna questão da normalidade quando se faz as suas tarefas bem feitas 9 em cada 10 vezes, sem com isso ser alvo de uma palavra de apreço, pois esse é o nosso dever, mas naquela única vez em que se erra sermos imediatamente visados e corrigidos com vigor e rigor, sem “dó nem piedade” diria. Bem, faz parte !
Deixo aqui então o repto para aquilo que, penso eu, é um descrição da esmagadora maioria dos trabalhadores por conta de outrem neste país à beira mar plantado.
p.s. Como não poderia deixar de ser, desejo-vos um bom ano, com tudo aquilo a quem têm direito, incluindo os artigos deste ambicioso e empreendedor blog Simply Life.
rodape simply life
Deixe um comentário

