Setores Da Restauração E Alojamento Essenciais Para A Redução Do Desemprego Em Portugal

Partilho aqui a noticia publicada no site Ambitur, que nos traz uma boa noticia em relação à taxa de desemprego, curioso é que estes estudos nunca falam sobre o valor do salário recebido quer na restauração quer na hotelaria…nem na carga horária nem nas condições de trabalho…

Os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que, em maio deste ano, a taxa de desemprego se situou nos 9,2%, uma revisão em baixa face à estimativa provisória divulgada no mês anterior. Este valor é o mais baixo desde novembro de 2008, que registou 8,9%.

Pela primeira vez em mais de 11 anos, a taxa de desemprego ficou abaixo da média dos parceiros da zona Euro, com o setor da restauração e bebidas a ter um contributo fundamental, pois só no segundo semestre de 2016, e de acordo com os dados no IEFP para o Relatório do Grupo de Trabalho de Monitorização do IVA, verificou-se uma diminuição de 9,6% de desempregados no setor da restauração.

“A atual conjuntura ultrapassa, novamente, o que era esperado apenas para o final do ano, continuando a tendência registada no primeiro trimestre”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da Direção da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), citado em comunicado. “Estes resultados reforçam que a economia portuguesa está numa trajetória de franca recuperação, tanto no que se refere ao investimento como às exportações e ao emprego”, prossegue, “confirmando as estimativas da WTTC, de que em Portugal, um em cada quatro portugueses vai trabalhar no setor do Turismo”.

Dada a continuidade sustentada do crescimento do Turismo em 2017, estima-se que os dados do desemprego referentes ao primeiro semestre de 2017 (a divulgar no decorrer de outubro), sejam ainda mais otimistas.

Só o Canal HORECA – Hotelaria e Restauração (que representa cerca de 71,9% do emprego no Turismo), no primeiro trimestre de 2017 registou um aumento homólogo no emprego de mais 15,6% (mais 39.700 postos de trabalho), o maior crescimento desde 2011. Representou, por isso, 27,4% do total do crescimento de emprego a nível nacional, no primeiro trimestre deste ano.

*Foto de Reuters (Fonte: Dinheiro Vivo)

 

rodape simply life

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s